Unhas fracas? Saiba o que pode estar acontecendo

Ter as unhas fracas, ressecadas ou quebradiças é um problema bastante comum e que incomoda muitas pessoas. Apesar de frequentes, as unhas fracas nem sempre são tratadas ou recebem o diagnóstico de sua causa. Diferentemente do que muitos pensam, as unhas fracas não estão, necessariamente, relacionadas a problemas dermatológicos e podem, na verdade, ser um sinal importante de que algo está errado com o organismo.

Problemas comoanemia, má circulação e até doenças renais podem ter como sintomas as unhas fracas. Por isso, é importante ficar atento aos sinais do corpo e sempre buscar por uma orientação médica.

Se você está enfrentando este problema e quer saber o que pode está causando o enfraquecimento de suas unhas, confira a seguir os principais comportamentos e problemas de saúde que podem te deixar com as unhas fracas.

Má alimentação é sinônimo de unhas fracas

A alimentação tem um papel muito importante no fortalecimento e também no enfraquecimento das unhas. Por isso, para quem está sofrendo com esse problema, é recomendável verificar se a dieta do dia a dia está balanceada e se contempla os principais nutrientes para o fortalecimento das unhas, como cálcio, ferro e vitaminas.

Falta de cuidados com as unhas

Outro hábito que pode ocasionar unhas fracas é a falta de limpeza e o uso de produtos inadequados. É importante que as pessoas que tenham unhas fracas observem se os esmaltes e fortalecedores utilizados contém formol em sua fórmula, pois essa substância pode causar alergia e enfraquecer a unha.

Fazer as unhas semanalmente e não retirar toda a cutícula – proteção natural da unha – é importante para manter a região sempre limpa e fortificada. Outro comportamento que precisa ser repensado por quem sofre com unhas fracas é o uso contínuo de esmaltes. As unhas precisam estar livres de químicas para ficarem fortes, então é necessário ficar, ao menos, dois dias sem esmaltes nas unhas.

Anemia enfraquece as unhas, fique de olho!

Quando as unhas fracas vêm acompanhadas de sintomas como fraqueza, palidez, dor de cabeça, cansaço ou tontura, queda de cabelos e as chances de estar passando por um quadro de anemia são muito grandes. O enfraquecimento das unhas é um dos sintomas mais comuns da anemia e ocorre devido a diminuição das células vermelhas e do oxigênio no sangue. Nesses casos, é importante procurar o quanto antes por um médico, assim, caso a anemia seja confirmada, o paciente já inicia o tratamento o mais rápido possível.

Micoses de unha

Unhas fracas, opacas e que descamam facilmente podem estar sofrendo com micoses de unha, infecções causadas por fungos. Esse tipo de micose é uma das mais difíceis e demoradas de se tratar, pois as unhas crescem lentamente. Por isso, o quanto antes iniciar o tratamento, maiores são as chances de voltar a ter unhas fortes e bonitas.

Unhas fracas são sinais de que algo está errado no corpo, por isso fique sempre de olho! Se você quer continuar aprendendo sobre cuidados com as unhas e com a pele, não deixe de acompanhar o nosso blog!

Montamos um guia prático com dicas incríveis sobre cuidados com as unhas também! Clique aqui para baixar.

1 Comentário

  • Opa consegui encontrar as informações que estava
    precisando. Obrigado. Vou compratilhar no meu facebook.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *