Unhas fracas podem sinalizar doenças! Conheça quais

Toda mulher gosta de ter unhas bonitas e saudáveis, porém, um problema comum e que afeta muitas pessoas são as unhas fracas ou quebradiças. Além de prejudicar a estética, as unhas fracas podem indicar alguns problemas de saúde que, até então, passaram despercebidos.

As unhas fracas, na maioria dos casos, são decorrentes de alterações e carências do organismo, principalmente de vitamina A, cálcio, ferro e zinco. Em grande parte dos casos, as unhas fracas vêm acompanhadas de outros problemas, como cabelos mais frágeis e quebradiços. Por isso, é preciso prestar atenção aos sinais dados pelo organismo, que ajudam a detectar o que está faltando para que ele funcione melhor ou até mesmo para diagnosticar o início de uma doença.

Se você sofre com unhas fracas e quebradiças e não sabe o motivo, reunimos, abaixo, as principais doenças que têm essas características como sintomas. Confira!

Hipotireoidismo e hipertireoidismo

Pessoas com quadros de hipotireoidismo sofrem com as unhas fracas devido a alteração da produção dos hormônios da tireoide, que levam a redução do envio de nutrientes para as unhas, as deixando enfraquecidas, quebradiças e até mesmo com ondulações. No caso do hipertireoidismo, o que acontece é que, com o metabolismo acelerado, as unhas e também os cabelos que começam a cair e a ficam mais frágeis.

Anemia: causa recorrente de unhas fracas

As unhas fracas e quebradiças também podem sinalizar o início de uma anemia, principalmente se associada a outros sintomas como fraqueza, palidez, dor de cabeça, cansaço ou tontura. O enfraquecimento das unhas em quadros de anemia ocorre devido a diminuição da hemoglobina no sangue e, consequentemente, do oxigênio, deixando as unhas fracas e com tendência para lascarem com mais facilidade.

Diabetes

Os sintomas de diabetes também afetam as unhas, por isso, é bom ficar atenta. Crescimento lento das unhas, estrias, distrofias, palidez, unhas finas, frágeis e quebradiças aparecem, principalmente, em pessoas que desenvolveram neuropatia ou vasculopatia diabéticas – estado no qual pacientes que apresentam seguidamente nível alto de açúcar no sangue, podendo sofrer lesões nervosas e vasculares.

Lúpus

O lúpus eritematoso é outra doença que afeta diretamente a saúde das unhas. Pessoas que têm a doença sofrem com as unhas fracas que, dependendo do caso, podem até se descolar com facilidade. O lúpus também pode causar hemorragia na parte das cutículas e manchas de cor esbranquiçada nas unhas.

Artrose

A artrose ou osteoartrose é uma doença crônica das articulações que pode vir afetar a saúde das unhas. A principal causa do enfraquecimento em quadros de artrose ocorre devido a deficiência de selênio – mineral com um alto poder antioxidante e que ajuda a prevenir doenças como o câncer e a fortalecer o sistema imunológico.

Fique sempre de olho aos sinais do seu corpo, se notar algo diferente, procure por um médico o quanto antes. Conte também com o auxílio de produtos específicos para fortalecer a saúde das suas unhas!

E se você quer saber mais sobre cuidados com a saúde das unhas, continue acompanhando as postagens em nosso blog!

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *