Qual a melhor forma de tratar doenças nas unhas?

Unhas bem cuidadas são sinal de beleza e saúde. Por isso é importante prestar atenção em alterações na cor, formato, espessura e descamações. Mudanças podem indicar a presença de micose, entre outras doenças.

Se você já contraiu alguma infecção ou qualquer outro problema, mas não sabe o que fazer, acompanhe neste artigo a melhor forma de tratar doenças nas unhas.

Mantenha uma alimentação saudável

A prevenção é sempre o melhor tratamento para qualquer enfermidade. Uma alimentação saudável também será responsável por unhas mais saudáveis. Por isso, é importante seguir um cardápio rico em nutrientes que possam fortalecer essa parte do corpo.

As unhas precisam de muitas vitaminas e minerais. Entre os alimentos que mais contém o que elas precisam estão o feijão, a cenoura, castanhas, nozes, laranja, grãos, ovo, frutos do mar, banana e couve-flor. Portanto, inclua-os nas suas refeições.

Uma alimentação que contenha frutas, legumes e verduras, será importante coadjuvante no tratamento de qualquer doença nas unhas.

Hidrate as unhas com frequência

A hidratação também é importante no tratamento de qualquer doença nas unhas. Existem diversos medicamentos e cremes dermatológicos para esta função.

O Pro Unha Tea Tree Cream, é um exemplo. Esse produto tem em sua fórmula, um agente fungicida natural é ideal para o tratamento de micoses. Além do mais hidrata, evitando a formação excessiva de cutícula e fortalece unhas desde a matriz.

A hidratação também deve acontecer de dentro para fora, com a ingestão de, pelo menos, dois litros de água por dia. Beber bastante líquido ajuda ainda a eliminar todas as toxinas do organismo.

Cuidado na hora de fazer a unha

Quando estiver tratando de alguma doença nas unhas, o recomendado é perguntar ao profissional se fazer a unha pode acarretar algum problema. De qualquer forma, o ideal é suspender o uso de esmalte e produtos mais agressivos como removedores de cutícula com base de Hidróxido de Sódio, que prejudicam a unha.

Ainda que não haja contraindicação, na hora de fazer as unhas é importante tomar alguns cuidados. Entre eles usar sempre o próprio material – alicate, lixa e espátula –, usar removedor e não acetona que resseca demais e, não retirar a cutícula em demasia – que protege a região de fungos e bactérias.

Siga todas as recomendações médicas para evitar doenças nas unhas

Além dos cuidados descritos anteriormente é importante consultar um profissional no caso de qualquer alteração nas unhas de manchas a descamação. É ele que indicará o melhor tratamento que, pode ser desde o uso de um hidratante até medicamento específico.

Neste período, por mais que goste de ter as unhas bem feitas, é importante buscar alternativas para o uso de esmalte, caso esse não seja recomendado. Mesmo os hipoalergênicos podem ser vetados neste período de tratamento. Seguindo todas as recomendações, logo suas unhas voltam a ficar saudáveis novamente.

A qualquer momento é possível ter doenças nas unhas. As micoses, por exemplo, são muito comuns. Por isso no caso de alterações, procure logo um profissional para iniciar o tratamento. No mais, é manter um cardápio saudável e fazer hidratação com frequência.

Gostou deste nosso artigo. Quer saber mais sobre unhas, mãos e pés? Não deixe de acompanhar o nosso blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *