Quais são as principais doenças de unhas?

As doenças de unha são bastante incômodas aos seus portadores. Isso porque elas representam desconforto, dificuldade de tratamento e ainda podem causar dores e problemas constantes ao utilizar as mãos ou mesmo calçar um sapato mais apertado. Portanto, é fundamental identificar as doenças de unhas, suas causas e procurar o tratamento mais adequado.

Além disso, em se tratando de unhas, é preciso procurar uma maneira de evitar uma infecção contínua e um novo contágio com o agente transmissor. Por isso, saiba mais sobre as doenças de unhas e como você pode evitá-las e tratá-las da maneira mais adequada.

Sobre doenças de unhas

As doenças de unhas podem acometer qualquer um. Homens, mulheres, jovens e idosos. E portanto, não existe um “comportamento de risco” para pegar doenças de unhas. Porém, a principal forma de evitá-la é não utilizar itens como cortadores de unha, alicates e outros utensílios para as unhas de forma compartilhada. Para saber mais sobre as doenças, acompanhe a nossa listagem:

Micose nas unhas ou onicomicose

A micose nas unhas é a doença de unhas mais comum. Ela acomete várias pessoas e pode ser bem difícil de ser tratada. A onicomicose é causada por fungos que podem ser adquiridos no compartilhamento de utensílios de manicure/podólogo, em ambientes úmidos como banheiros públicos e vestiários. Portanto, a prevenção é fundamental para evitar o contágio e a reinfecção.

Unhas encravadas

Unha encravada ou onicocriptose ocorre quando a borda da unha, especialmente a do pé, cresce e entra na pele. Isso pode causar irritações, dores, incômodos, inchaço e febre local em casos mais graves. As causas são inúmeras: sapatos apertados, pressão nos dedos dos pés, cortar as unhas de forma inadequada e até mesmo a genética pode contribuir. Para evitar a unha encravada é preciso que você procure um profissional adequado para cortar as unhas da forma correta para adaptar o crescimento com a utilização de órteses, por exemplo.

Unhas fracas e quebradiças

Unhas fracas e quebradiças podem ser consideradas doença de unhas. Isso ocorre por que a falta de nutrientes e uso de produtos químicos como detergentes e sabões podem acabar causando problemas de unhas finas e quebradiças. Para tratar e deixar as unhas fortes é fundamental cuidar da alimentação, ter hábitos saudáveis e se possível, utilizar bases ou óleos fortificantes.

Infecções bacterianas e fúngicas

As infecções bacterianas são doenças de unhas bastante comuns e podem acometer qualquer pessoa. Elas costumam ser transmitidas com a utilização de utensílios de manicure contaminados. Por isso, lembre-se sempre de solicitar a esterilização dos materiais utilizados e se possível leve o seu para a utilização.

Dermatites nas mãos

As dermatites ou alergias nas mãos também são doenças bastante comuns. Elas não são passadas para outras pessoas, mas devem ser tratadas com muito cuidado. Para saber se você tem onicomicose ou dermatite, é preciso procurar um especialista para detectar o problema e tratar da maneira mais adequada.

Percebeu a quantidade de doenças de mãos e unhas? E viu só como você pode iniciar a sua observação ou tratamento? Para ter certeza, vale a pena procurar um profissional especializado para garantir o tratamento adequado para o seu problema. Doenças de unhas podem ser incômodas e bastante difíceis de tratar. Por isso, cuide-se!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *