Mitos e verdades sobre os cuidados com as unhas

Manter as mãos e os pés sempre bonitos inspira uma série de cuidados com as unhas que precisam ser tomados. Portanto, é preciso que você fique atento a essa questão, além de saber quais são os principais mitos e verdades sobre tais cuidados.

Existe uma série de informações falsas que são propagadas erroneamente para deixar as pessoas confusas e desinformadas. Mas não se preocupe! Separamos aqui algumas informações sobre os cuidados com as unhas e vamos classificá-las em mito ou verdade para te ajudar nessa questão! Vamos lá?

Fazer as unhas toda semana pode ser prejudicial


Parcialmente verdade
. Fazer as unhas na manicure já é um hábito corriqueiro na vida de várias mulheres e até homens. Porém, ele pode ser prejudicial para os cuidados com as unhas quando se utiliza utensílios compartilhados, quando se tira a cutícula profundamente e quando se faz o corte errado das unhas. Por isso, é bacana visitar um podólogo de vez em quando para intensificar os cuidados com as unhas.

Utilizar muita acetona pode influenciar na saúde das unhas


Verdade
. A acetona é um composto químico poderoso. Um solvente de esmaltes. Seu uso excessivo pode enfraquecer as unhas e torná-las quebradiças. Portanto, procure utilizar outros removedores de esmaltes e, se possível, tente dar um intervalo entre o uso de esmaltes e removedores para que as unhas possam ficar livres de elementos químicos. Isso também é uma das formas de se ter mais cuidados com as unhas.

Qualquer profissional pode realizar os cuidados com as unhas


Mito
. Um profissional não credenciado pode comprometer a saúde das suas unhas com o tratamento inadequado de problemas como as unhas encravadas, por exemplo. Além disso, o uso de materiais compartilhados pode trazer contaminações e doenças graves para as unhas. Portanto, procure um podólogo e/ou manicure de confiança para manter seus cuidados com as unhas e evitar problemas graves.

Levar os próprios utensílios de manicure é uma forma de prevenir doenças


Verdade
. Levar seus próprios utensílios de manicure como alicate, palito, espátula e lixa pode evitar a contaminação com doenças, como a micose de unha, por exemplo. Agora, se você não pode levar de casa os seus materiais para os cuidados com as unhas, exija a esterilização em autoclave de todos os utensílios no salão de beleza ou podólogo. Outra dica é optar por materiais descartáveis que não podem ser reutilizados por outras pessoas.

As toalhas compartilhadas podem causar micose de unha


Verdade
. E não apenas as toalhas, mas todos os materiais compartilhados para os cuidados com as unhas estão passíveis de transmitirem doenças como a micose de unha. Além disso, pode não ser nada higiênico compartilhar toalhas, lixas, alicates e sabonetes, por exemplo. Portanto, o ideal é ter o seu material.

Viu só alguns mitos e verdades sobre os cuidados com as unhas? Agora é só colocar em prática para evitar doenças e contaminações que podem comprometer a saúde das suas unhas. Mas se não teve jeito e você foi acometido por algum desses males, procure um podólogo ou profissional especializado para cuidar das suas unhas e indicar o tratamento mais adequado.

Deixe sua dúvida ou opinião nos comentários e confira mais dicas para a saúde das suas unhas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *