Livre-se dos pés ressecados para sempre com essas dicas

Quem sofre com pele ressacada sabe que em determinadas épocas do ano o problema aumenta, principalmente em locais com baixa umidade do ar. Os pés e as mãos são as regiões do corpo que tendem a ser mais ressecadas, pois não possuem glândulas sebáceas. Além de ser um problema estético que incomoda mulheres e homens, a pele seca não é capaz de proteger a derma como deveria, a deixando sujeita ao aparecimento de fissuras.

Apesar dos pés serem mais protegidos do que as mãos, pois permanecem por maior tempo cobertos pelos sapatos, eles também são amplamente afetados pelo ressecamento, seja pela falta de hidratação, andar descalço ou com sapatos abertos, fatores que deixam a pele mais espessa. Nos casos mais graves, é comum aparecer rachaduras nos pés ressecados, sendo estritamente necessário a procura por tratamento com um especialista.

Se o seu caso de pés ressecados está no início ou se intensifica em alguns períodos do ano, saiba que é possível manter os pés hidratados e se livrar de vez do ressecamento. Para te ajudar, listamos algumas dicas importantes para você ter pés bonitos e saudáveis.

Mantenha os pés hidratados

Boa parte das mulheres têm o hábito de passar cremes e hidratantes no corpo, principalmente, no rosto. Porém, muitas vezes, os pés são deixados de lado. Para evitar os pés ressecados é necessário criar um hábito diário de cuidados com o local. Os hidratantes que contenham ativos como vitamina B3, ureia e óleos naturais, como amêndoas e girassol, são ótimas opções para hidratar a região.

Um bom momento para hidratar os pés é logo após o banho, mas é preciso lembrar de secar bem o local, especialmente entre os dedos, para evitar o acúmulo de umidade. Para obter melhores resultados, é recomendável massagear os pés com movimentos leves e circulares.

Evite andar descalço para não ter pés ressecados

Principalmente no verão, devido às altas temperaturas, é comum as pessoas andarem descalças em casa. Mas para quem tem pés ressecados, esse hábito pode ser prejudicial, pois o contato direto com o chão leva a um atrito excessivo, fazendo com que a pele da região engrosse para se defender do trauma.

Para evitar os pés ressecados é também importante evitar o uso frequente de rasteirinhas, chinelos e sandálias abertas, pois causam os mesmos danos que andar descalço. Banhos em águas muito quentes também podem levar à piora do quadro de pés ressecados.

Esfoliação: uma grande aliada!

Outra dica importante para se livrar dos pés ressacados é esfoliar a região pelo menos uma vez por semana. Há a opção de usar o aparelho apropriado para esfoliação nos pés, que remove a pele de forma suave sem agredi-la. A outra opção é utilizar os cremes esfoliantes com movimentos circulares, que removem as células mortas do local.

E se você, além dos pés, sofre com problemas de ressecamento no calcanhar, é interessante lixar a região com frequência, com lixas próprias para os pés. Além disso, é necessário, ao lixar, se atentar aos cantos dos pés para eliminar as calosidades.

Se você sofre com pés ressecados e tem outras dicas valiosas para compartilhar conosco, deixe seu relato nos comentários, será um prazer conhecer as suas experiências!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *