Esfoliação e a Importância da Renovação Celular

As células do corpo humano são estruturas altamente complexas, responsáveis por manter informações metabólicas e genéticas necessárias para o funcionamento do organismo. Estima-se que o corpo humano tenha aproximadamente 40 trilhões de células, cada qual com sua função, mas ainda assim atuando em conjunto na produção de energia, além da nutrição e reprodução. 

Hoje falaremos especificamente sobre as células da pele. Você sabia que muitas delas estão mortas? As células da pele desempenham suas funções por um tempo determinado e dia após dia vão sendo substituídas. Mas esta renovação é irregular – nem todas as células mortas da pele se “descolam” tão facilmente. 

Estas camadas de células mortas liberadas diariamente podem nos causar uma série de problemas caso não sejam removidas, incluindo a obstrução dos poros e formação de calos e calosidades. É por isso que é tão importante esfoliar a pele do corpo todo, especialmente nas áreas mais rugosas como pés, joelhos e cotovelos. A esfoliação não é somente essencial para a remoção das células mortas, ela também estimula a produção de colágeno, prepara a pele para a hidratação, diminui o aparecimento de manchas e ainda auxilia na penetração de ativos de outros produtos.

Tratando-se da esfoliação dos pés, as lixas e pedras que normalmente são usadas acabam trazendo mais malefícios do que benefícios. Elas retiram mais pele do que o necessário, o que inclui células mortas e vivas. Com isso, podem consequentemente levar informação ao cérebro para produzir mais pele, engrossando a mesma.

Esfoliar a pele com produtos específicos, desenvolvidos para cuidadosamente e eficientemente tratar deste propósito, é a chave do sucesso para a renovação celular, preparando a pele para absorver melhor a hidratação e a nutrição, consequentemente promovendo uma pele mais saudável e macia e auxiliando no desaparecimento gradativo dos calos e calosidades. 

Mas lembre-se: A esfoliação é diferente dependendo da parte do corpo. A utilização de esfoliantes com grânulos grossos não é recomendada para a região do rosto. Além disso, peles que apresentam rachaduras e fissuras não devem ser esfoliadas. Neste caso, recomenda-se que seja um feito um tratamento de hidratação intensiva com hidratantes específicos antes da esfoliação.

Faça do processo de esfoliação um prazer semanal e da hidratação um prazer diário. Um carinho que você merece e sua saúde agradece!

E aí, você já sabia sobre a importância da esfoliação? Você esfolia a sua pele com frequência? Conte aqui para nós!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *