Cuidado com as meias

Existem várias espessuras e tecidos, mais ou menos elásticas, com costuras grossas ou costura a laser, esportivas ou sociais.

Seja adulto ou infantil…

Com certeza os pés ficam mais espremidinhos dentro do calçado, ainda há quem pratique alguns esportes como vôlei, futebol ou basquete e goste de usar uma meia por baixo da meião, o que ocasiona ainda mais pressão dos pés dentro dos calçados.

Isso leva ao comprometimento da circulação, câimbras, aumento e retenção do suor, podendo provocar o aparecimento de chulé e frieiras.

É nesse momento que começam os relatos de casos de dor nas unhas dos pés, sejam elas encravadas ou não, acumulando peles nas bordas laterais das unhas; compressão ocasionando descolamento ou encravamento das unhas principalmente as dos dedões;

Outro fator determinante nas meias que devem ser muito bem avaliado: costuras grossas nas pontas acabam exercendo pressão nos dedos.

É como se um corpo estranho estivesse ali apertando a pele dos dedos ou até as unhas dentro dos sapatos. Evite meias com tramas em relevo espesso, dando sempre preferência às meias sem costuras.

Quando falamos sobre pressão dos pés, não podemos esquecer de citar as costuras internas dos calçados. Alguns deles têm acabamento inferior e neste caso sempre passe a mão por dentro do calçado para averiguar as costuras, isso ajudará na sensação do conforto, em especial se tratando de bebes e idosos.

Calçados de couro sejam sintéticos ou não, dependendo da qualidade, podem encolher, endurecer e até ressecar, por falta de uso.

Caso você tenha um sapato de couro que ficou largo, leve-o até o sapateiro e peça para colocar uma palmilha de ajuste e caso esteja apertado peça para o sapateiro laceá-lo. Outra dica é comprar sapatos sempre no final do dia, pois os pés encontram-se mais inchados. Ao calçar um sapato novo na loja, sempre se certifique do conforto, a sua leveza e a flexibilidade do mesmo. Lembrando que se você faz uso de algum elemento como palmilhas, protetores de silicone para dedos, afastadores de dedos, almofadas de conforto ou mesmo tornozeleiras de compressão entre outros, devem estar no pé para ajustar o tamanho do sapato a ser comprado e evitar as temidas bolhas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *