Conteúdo para Profissionais: Estudo sobre Tumor Glômico Ungueal

O tumor glômico é uma lesão neoplásica benigna, geralmente única, que se forma no glomo terminal. O tumor relaciona-se com a regulação da temperatura corpórea e com a circulação sanguínea periférica. Trata-se de uma lesão rara, mais frequente em mulheres dos 20 aos 40 anos, que acomete principalmente o primeiro e segundo dedos da mão na região subungueal.

O aspecto do tumor é bastante característico: quando superficial, manifesta-se por um pequeno nódulo elástico e firme. A pele neste nível tem coloração roxo-escura ou púrpura. Se for mais profundo, é endurecido e com estas mesmas tonalidades.

Em estudo realizado para a Revista Brasileira de Ortopedia em 2000, o diagnóstico e tratamento para tumor glômico de nove pacientes foi analisado. Os autores concluíram que este tumor é uma lesão bastante incapacitante, devido a limitação álgica. Seu diagnóstico é simples, não necessitando de exames subsidiários de elevado custo. A técnica cirúrgica para a exérese do tumor não impõe dificuldades. Os resultados cirúrgicos são excelentes e a satisfação do paciente é plena, com baixos índices de complicações pós operatórias.

Leia o artigo completo aqui.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *