Conteúdo para Profissionais: Conheça mais sobre a relação entre câncer de mama e cuidados com a pele e cutículas

O câncer de mama é a principal causa de mortalidade entre mulheres atualmente no Brasil. É também uma das neoplasias mais temidas por elas, não só pela alta frequência, mas também por afetar a própria percepção da mulher em relação ao seu corpo. A abordagem terapêutica do câncer de mama envolve cirurgia (mastectomia radical ou conservadora e linfadenectomia), quimioterapia, radioterapia e hormonioterapia.

O linfedema é uma importante morbidade entre sobreviventes do câncer de mama. Os principais fatores de risco para seu desenvolvimento são: a extensão da dissecção axilar e sua associação com a radioterapia axilar, as quais causam obstrução da drenagem linfática do membro.

Em um estudo realizado entre agosto de 2009 e junho de 2010, com o objetivo de determinar a prevalência e os fatores associados ao linfedema em pacientes com câncer de mama, no Hospital Maria José Baêta Reis – ASCOMCER (Hospital de referência nas redes públicas e privadas, especializado em oncologia) – no município de Juiz de Fora, no estado de Minas Gerais, foram avaliadas 250 mulheres submetidas a tratamento cirúrgico para o câncer de mama.

Neste estudo, foram consideradas as mulheres que foram submetidas ao tratamento de câncer de mama há mais de seis meses, incluindo a intervenção axilar (linfadenectomia axilar parcial ou total e/ou biópsia do linfonodo sentinela).

A pesquisa demonstrou que o linfedema pode ser prevenido, desde que alguns cuidados que visam à proteção da pele do membro superior homolateral à cirurgia sejam adotados, evitando traumatismos e feridas. As pacientes devem ser bem orientadas para que não se sintam incapazes e não haja interpretações errôneas a respeito das atividades que devem realizar. Dentre alguns cuidados, inclui-se: hidratar a pele do membro superior; evitar cortes, arranhões, picadas de inseto, queimaduras, retirada de cutículas, depilação e compressão do braço; e evitar carregar peso ou realizar movimentos repetitivos com ele. A retirada de cutículas durante o cuidado com as unhas permite um acesso fácil a bactérias. Este estudo encontrou uma associação entre os hábitos de retirar cutículas e carregar peso após a cirurgia e o linfedema.

Para auxiliar pacientes em tratamento oncológico, a Pro Unha doará 1 unidade de Pro Unha Tea Tree Cream (fortalecedor de unhas e hidratante de cutículas) a cada 1 unidade do mesmo produto vendida em nossa loja virtual durante todo o mês de Outubro/2020. A doação será feita para o Instituto ABIHPEC, que beneficiará as participantes em tratamento oncológico do programa De Bem com Você – A Beleza Contra o Câncer.

O programa tem como objetivo oferecer gratuitamente oficinas de automaquiagem para mulheres que estão em tratamento oncológico, a fim de proporcionar uma melhora na aparência comprometida pelo tratamento, e como consequência elevar a autoestima e promover qualidade de vida durante e pós-tratamento.

Conheça mais sobre o programa aqui.

Ficou interessado sobre o estudo? Leia o material completo aqui.

Já conhecia o programa De Bem com Você? Conte para a gente aqui nos comentários!

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *