Como prevenir rachaduras no calcanhar

O outono e o inverno são as estações do ano que mais ressecam a pele, pois as baixas temperaturas fazem com que as pessoas fiquem em ambientes fechados e sem circulação de ar, o que acaba ressecando naturalmente a superfície da pele. Algumas regiões do corpo, como cotovelos, joelhos e calcanhares sofrem ainda mais com esse ressecamento.

Esse não é somente um problema estético, pois, dependendo do grau do ressecamento, a pessoa pode sofrer muitos incômodos. Quando presente nos calcanhares, o ressecamento geralmente abre rachaduras, que atrapalham e muito o dia a dia das pessoas, principalmente das que precisam ficar em pé durante muitas horas ou das que utilizam sapatos que não são tão confortáveis.

Prevenir rachaduras no calcanhar não é difícil, basta mudar alguns hábitos da rotina e ter mais cuidados com a região. Se você costuma ter esse problema, confira a seguir nossas dicas de como prevenir rachaduras no calcanhar, mantendo a pele da região bonita e saudável!

Escolha o calçado certo para prevenir rachaduras no calcanhar

Para quem quer prevenir rachaduras no calcanhar é preciso ficar sempre atento para escolha do sapato ideal. As sandálias, por exemplo, devem ser evitadas, pois elas podem ajudar a ressecar ainda mais a pele da região e até mesmo machucá-la. Além disso, é importante que as mulheres evitem usar no dia a dia rasteirinhas e calcados plásticos.

Mantenha os pés hidratados

O uso das loções hidratantes no corpo já é uma rotina para boa parte das pessoas, porém, algumas regiões do corpo acabam sendo esquecidas, como os calcanhares. Por isso, para quem já sofre com pele ressacada e também para aqueles que querem evitar esse problema, é importante utilizar hidratantes específicos que ajudam a prevenir rachaduras no calcanhar.

O Keraderm, por exemplo, é um creme ultra hidratante a base de Óleo de Copaíba, Amêndoas e Manteiga de Cupuaçu. O produto tem como principal objetivo cicatrizar as fissuras, hidratar os  calcanhares, diminuindo o acúmulo de peles grossas.
Outro produto eficiente para prevenir rachaduras no calcanhar e manter a região hidratada, é o Pro Paste. Contém ureia em sua formulação, o produto hidrata a pele ressecada, controlando o equilíbrio hídrico da pele.

Esfolie os calcanhares

Os esfoliantes também são grandes aliados para prevenir rachaduras no calcanhar. O Esfoliaderm, por exemplo, é um produto elaborado com microesferas naturais de madeira de reflorestamento, que proporcionam uma esfoliação efetiva sem agredir a pele, evitando o seu ressecamento. Além disso, o produto é efetivo para renovação celular e prevenir rachaduras no calcanhar, pois possui ação antioxidante, preparando a pele para uma hidratação eficaz.

É importante ressaltar que o esfoliante não deve ser usado quando a pele já estiver com fissuras ou rachaduras. Ele deve ser usado somente na pele íntegra, para garantir a retirada de células mortas e melhorar a absorção do hidratante, prevenindo assim as fissuras ou rachaduras.

Essas são algumas dicas de como prevenir rachaduras no calcanhar e manter a pele saudável durante todo o ano. Se você quer continuar por dentro das dicas de cuidados com a pele e unhas, acompanhe o nosso blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *