Como evitar o mau cheiro nos pés

O mau cheiro nos pés é uma reclamação frequente entre homens e mulheres, que alegam que o fato pode gerar grande constrangimento. O mau cheiro nos pés é nada mais do que a bromidrose – o famoso chulé, que é causado por ações de bactérias que fermentam a partir de um material orgânico como, por exemplo, o suor ou as células mortas (pele morta). Diabete, alcoolismo, alimentações contendo cebola, alho e pimenta, uso de determinados medicamentos e até mesmo hormônios são outras causas que estimulam a bromidrose.

Além disso, a utilização de meias sintéticas, a falta de lavagem dos pés com escovação das unhas, não secar bem a região após a lavagem, utilização compartilhadas de calçados e/ou e o ato de andar descalço podem ocasionar o mau cheiro, ou até mesmo frieiras e micoses de pele/unhas. 

Ao contrário do que muitos acreditam, a utilização de sapatos fechados não colabora com a eliminação do chulé.

Os cuidados durante rotinas de higienização são essenciais para tratar o mau cheiro. O recomendado é que os pés sejam lavados e esfregados com bucha, água e sabão. As unhas, por sua vez, devem ser escovadas com equipamentos específicos para este fim.  Em seguida, é preciso enxugar muito bem a região, com uma toalha limpa ou papel absorvente, e finalizar a secagem entre os dedos, sem esquecer de secar a água que fica represada nos cantinhos das unhas.

É essencial que podólogos sejam procurados para realizar o corte correto das unhas, bem como a curetagem de células mortas e a retirada do excesso de peles na planta dos pés.

Em casa, homens e mulheres podem realizar rotinas de escalda pés, que auxiliam no tratamento para a eliminação do chulé. O escalda pés pode ser feito da seguinte maneira:

Com os pés previamente lavados e unhas escovadas, faça um escalda pés por 15 minutos com aproximadamente 2 litros de água morna, com adição de 10 a 20 gotas de Óleo essencial de Melaleuca. O Óleo de Melaleuca é um potente antisséptico e auxilia no tratamento de odores. Após esse tempo, enxugue a pele e unhas da mesma forma citada acima.

Outra dica muito útil para as mulheres que usam sapatilhas e que sofrem com a transpiração de seus pés, consequentemente ocasionando o mau cheiro, é colar um absorvente diário fino na palmilha da sapatilha. O absorvente deve ser trocado por outro limpo no meio do dia ou quando achar necessário. Isso vai ajudar a manter os pés mais secos e a umidade ficará no absorvente.

A higienização do calçado também tem sua importância nesse processo de tratamento para eliminação do chulé. Higienize por dentro dos calçados com produtos específicos para esse fim. Como sugestão, borrife Pro Unha Sept dentro do calçado e deixe-o em local ventilado por 24h. Pro Unha Sept também contêm o óleo de Melaleuca, que é um potente antisséptico. Para quem gosta de utilizar tênis, retire as palmilhas, cadarços e lave com água e sabão, bem como o próprio tênis. Para ter certeza que não restará umidade, seque tudo separadamente em local bem arejado e ventilado. Sempre alterne o uso do calçado com outro calçado diariamente, se possível.

E aí? Você já incorporou algumas destas rotinas no seu dia-a-dia? Conte aqui para nós!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *