Benefícios do óleo essencial de cravo para a higienização de máscaras

Segundo a orientação do Ministério da Saúde para proteção contra o COVID-19, o uso de máscaras de tecidos pode oferecer uma barreira contra a contaminação por gotículas e reduzir a disseminação do vírus. Estas máscaras devem ser de tecido com no mínimo 65% de algodão e devem ser utilizadas por até 2 horas consecutivas, após este período devem ser trocadas e acomodadas em embalagem segura até o momento de higienização. Ao chegar em casa, o usuário deve lavar as mãos com água e sabão, antes de retirar a máscara. A remoção deve ser feita pelos elásticos ou pelo laço da parte traseira. A parte da frente da máscara nunca deve ser tocada.

A higienização da máscara pode ser feita com uma mistura de água potável e água sanitária. Após secar, ela deve ser passada a ferro para ser reutilizada. O usuário deve atentar-se para a higienização das mãos após a lavagem da máscara.

“Diante das evidências disponíveis sobre a disseminação do novo coronavírus, o uso de máscara caseira, pode oferecer uma barreira contra a contaminação por gotículas e reduzir a disseminação do vírus na população, desde que seja associado às seguintes medidas de prevenção, visando interromper o ciclo do novo Coronavírus: higienização frequente e rigorosa das mãos, objetos e superfícies com água e sabão ou álcool 70%, cuidados com roupas, sapatos e utensílios de uso pessoal, distanciamento de 2 metros entre as pessoas”, destaca a cartilha produzida pelo Grupo de Trabalho (GT) Multidisciplinar para Enfrentamento da COVID-19 e Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN/UFRJ).

Você sabia que o óleo essencial de cravo pode ser um grande aliado neste momento?

Por ser um poderoso antisséptico, você pode fazer uma água de enxague para utilizar em suas máscaras após o protocolo acima citado. Assim, além de ter máscaras seguramente higienizadas, ainda terão um aroma agradável!

Nossa recomendação é a diluição de 5 gotas de óleo essencial de cravo em 25ml de álcool. Misture bem, e despeje essa mistura em 1/2 litro de água. Deixe as máscaras de molho durante 10 minutos, enxague em água corrente, seque e passe com ferro. Após isso, armazene as máscaras individualmente em embalagens plásticas limpas.

E aí? Gostou desta dica tão importante para o momento atual? Compartilhe sua opinião conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *