6 formas de tratar a micose nos pés e nas unhas

As micoses, infecções causadas por fungos, são problemas de saúde bem comuns e incomodam muitas pessoas no decorrer da vida. Esses fungos estão presentes no corpo humano e no meio ambiente e vivem, principalmente, em locais úmidos. A micose afeta diversas partes do corpo, como cabelos, unhas, pés e virilhas.

A melhor forma de tratar a micose nos pés e nas unhas é se atentar a higiene e evitar a exposição a locais ou situações que possam favorecer a infecção. Em todos os casos, existem tratamentos que, na maioria das vezes, são longos e contínuos.

Se você vem sofrendo com micose nos pés e nas unhas, saiba que é possível tratar esses problemas com algumas mudanças de hábitos. Confira as seis dicas que separamos para você se livrar de vez das temidas micoses.

3 formas de tratar a micose de unha

Dentre os diversos tipos de micoses existentes, a de unha – chamada onicomicose subungueal – é uma das mais difíceis de se tratar, pois as unhas crescem lentamente e recebem pouco suprimento de sangue.

Tratamento oral: Os medicamentos antifúngicos orais são os mais eficazes para tratar a micose nas unhas e devem ser prescritos por médicos especialistas.

Tratamento tópico: Há também a opção por tratamento das micoses de unha utilizando loções, cremes ou esmaltes antifúngicos. Caso a infecção seja na unha da mão, o tratamento pode levar cerca de seis meses. Já o tratamento das micoses das unhas dos pés pode chegar a um ano, devido ao crescimento lento da unha do pé. Para quem é adepto dos remédios naturais, o óleo de melaleuca é uma ótima opção para tratar a micose de unha, pois possui propriedades antifúngicas, anti-inflamatórias, emolientes e cicatrizantes.

Tratamento cirúrgico: feito por um podólogo, quando é necessária a retirada da unha.

Para que os tratamentos da micose de unha sejam efetivos, é importante seguir algumas recomendações básicas como:

● Não roer as unhas;

● Lavar e secar bem as unhas após o banho;

● Usar sapatos abertos de preferência e que não sejam apertados;

● Usar meias de algodão;

● Não compartilhar lixas de unhas e objetos de manicure ou pedicure.

3 formas de tratar a micose nos pés

A micose que atinge os pés, conhecida como pé de atleta, é causada por fungos que provocam infecção, e que pode aparecer em outras áreas do corpo humano como couro cabeludo e virilhas.

Loções tópicas: A forma de tratamento mais tradicional para combater as micoses nos pés é feita com antimicóticos de uso local. Esse tipo de tratamento dura cerca de um mês, com aplicação diária do antimicótico prescrito pelo médico. Há também no mercado produtos desenvolvidos para tratar a micose nos pés que podem ser encontrados facilmente nas drogarias, como loções e cremes. Esses produtos são, geralmente, aplicados de uma a duas vezes por dia durante um mês.

Evitar a umidade na região: Utilizando talco ou produtos como o Pro Gel, que ajudam a ressecar a região.

Tratamento oral: Os homeopáticos também entram como opção de tratamento. O óleo de melaleuca é um agente antibacteriano e antifúngico, que age também como estimulador nas defesas do organismo, sendo uma excelente opção para tratar as micoses nos pés. O recomendado é usar junto o óleo de copaíba que é um carreador e depois aplicar o óleo de melaleuca para não ressecar a pele e penetrar melhor o produto, ainda pode dar alergia pondo o óleo de melaleuca direto na lâmina.

Por fim, é imprescindível secar bem os pés após o banho, utilizar meias de algodão, principalmente para quem transpira muito nessa região, e manter os pés arejados sempre que possível.

E você, conseguiu se livrar da micose nas unhas ou nos pés com algum outro tipo de tratamento? Conte para nós a sua experiência nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *