5 dicas para fortalecer as unhas fracas

Muitas mulheres gostam de manter as unhas compridas e com um esmalte diferente a cada semana. Porém, nem todas elas conseguem esse feito, principalmente, aquelas que sofrem com unhas fracas e quebradiças.

O enfraquecimento das unhas pode ser causado por diferentes fatores e, boa parte deles, estão relacionados aos hábitos inadequados, como roer as unhas ou colocá-las em contato com produtos químicos. Outro fator que pode levar ao enfraquecimento das unhas é a falta de algumas vitaminas e nutrientes na alimentação.

Se você sofre com esse problema, saiba que com alguns cuidados é possível fortalecer as unhas fracas e mantê-las lindas e saudáveis. Confira as 5 dicas que listamos especialmente para você!

Para fortalecer as unhas fracas as mantenha sempre limpas

Uma dica importante para fortalecer as unhas fracas é ir à manicure, no podólogo ou mesmo fazer as unhas em casa com freqüência e mantê-las sempre limpas. Além disso, é recomendável utilizar produtos que fortaleçam as unhas, mas dê preferência pelos que não levam formol na fórmula, pois essa substância pode causar alergia ao redor das unhas.

Utilize o esmalte como aliado para fortalecer as unhas

São muitas cores de esmaltes disponíveis no mercado e fica difícil resistir a tantas opções, porém, para fortalecer as unhas fracas, é recomendável deixar a unha um ou dois dias sem esmalte. Ao passar um esmalte na sequência do outro, as unhas ficam ainda mais fracas, esbranquiçadas e podem até escamar.

Após dar um descanso para unhas, é importante passar a base antes de aplicar o esmalte, pois ela protege a unha da pigmentação do produto. Na hora de retirar o esmalte, opte pelos removedores, pois eles não agridem as unhas como as acetonas. Mesmo com esmalte, faça uso diário de um hidratante ou fortalecedor para unhas.

Cuide das cutículas e tenha unhas mais fortes

O hábito de não tirar as cutículas não é muito comum no Brasil, mas ele é imprescindível para manter as unhas saudáveis e evitar o enfraquecimento. A cutícula é a proteção natural das unhas contra bactérias e fungos, agentes que podem enfraquecer e descamar as unhas. Por isso, opte por não retirar totalmente as cutículas e use diariamente hidratantes específicos para essa área da unha, afim de não deixá-la ressecada.

Evite o contato das unhas com produtos químicos

As tarefas domésticas fazem parte da rotina de muitas pessoas. Mas você sabia que elas podem deixar suas unhas mais fracas? Atividades como lavar louças ou passar pano no chão pode ocasionar o contato das unhas das mãos com produtos químicos, como desinfetantes e detergentes, que além de retirar o esmalte, podem enfraquecer as unhas e até estimular o aparecimento de micoses. Por isso, sempre que for realizar uma tarefa doméstica, utilize luvas de plástico para proteger e manter suas unhas fortificadas.


Alimentação equilibrada ajuda no fortalecimento das unhas

A saúde das unhas também está diretamente relacionada à alimentação. O nosso organismo sofre com a falta de nutrientes e os primeiros sinais de alerta costumam aparecer nas unhas, que ficam mais fracas, e nos cabelos, que começam a cair. Para manter suas unhas saudáveis, lindas e fortes, é preciso investir em uma alimentação balanceada, rica em cálcio, ferro e vitaminas A, C e do complexo B.

Gostou das dicas para fortalecer as unhas fracas, as mantendo sempre bonitas e saudáveis? Então, não deixe de acompanhar nosso blog para ficar por dentro dos principais cuidados com a saúde das unhas e da pele!

1 Comentário

  • Ola adorei o conteúdo do seu site e as dicas.
    Vou voltar mais vezes com toda certeza.
    Adorei os artigos, ajudam muito!!!
    Parabens e muito sucesso sempre!
    Espero que continue contribuindo com seus conteúdos.
    Um grande abraço

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *