4 situações em que você pode pegar micose nas unhas

As micoses são infecções transmitidas por fungos e podem atingir qualquer pessoa. Existem cerca de 230 mil tipos de fungos, mas apenas 100 deles causam infecções. A propagação das micoses ocorre em ambientes com muita umidade e calor, onde os fungos se reproduzem rapidamente e podem dar origem a um processo infeccioso que, dependendo do fungo ou da área atingida, pode ser superficial ou profundo.

Nas altas temperaturas, as micoses costumam ser mais frequentes. Quando a região afetada pelas micoses são as unhas, principalmente as unhas dos pés, a chamada onicomicose, os primeiros sinais da infecção são: unhas quebradiças, unhas mais grossas, coloração diferente do normal e descolamento da borda livre das unhas.

Para evitar o problema, é preciso ter alguns cuidados, como não compartilhar alicates e lixas de unhas e não abusar do uso de sapatos fechados, que levam o pé a suar mais, criando um ambiente favorável para a proliferação desses micro-organismos.

Alguns lugares são mais propícios para se pegar micose nas unhas. Para te ajudar a fugir deles, listamos, abaixo, 4 situações que você deve evitar para continuar com suas unhas lindas e saudáveis, bem longe das micoses.

Cuidado redobrado na piscina e na praia

Em dias quentes, todos querem aproveitar para se refrescar no mar ou na piscina. É neste cenário cobiçado pelos banhistas que os milhares de fungos existentes se proliferam com maior facilidade. Por se tratar de um agente infeccioso, os fungos adoram o calor e a umidade e no verão se sentem no paraíso. Por isso, para não pegar micose nas unhas enquanto se diverte nesse verão, é importante usar chinelos ao caminhar na praia, em lava pés, em áreas ao redor das piscinas e também em duchas coletivas.

Fique atenta aos materiais da manicure para não pegar micose nas unhas

A micose é transmitida por diversas maneiras, por isso, para evitar pegar micose nas unhas, é importante prestar atenção aos materiais utilizados pela manicure. Ao chegar ao salão, verifique se as lixas são descartáveis e se o alicate foi esterilizado adequadamente. O simples contato com esses materiais – caso eles estejam infectados – pode transmitir micose para suas unhas.

Vai para a academia? Saiba como fugir das micoses de unha

Muitos homens e mulheres frequentam, diariamente, as academias. Apesar de fazer muito bem para a saúde do corpo e da mente, é preciso ter alguns cuidados para não pegar micose nas unhas. Use sempre chinelo no vestiário e seque bem os dedos dos pés depois do banho. Além disso, é recomendável levar na mochila da academia produtos antifúngicos, como talcos ou sprays, pois eles ajudam a secar a pele e a reduzir o risco de contaminação de micose nas unhas.

Não compartilhe itens pessoais

Para prevenir o contágio de micose nas unhas, é importante não compartilhar chinelos, toalhas, esponjas, luvas, meias e demais objetos pessoais com outras pessoas. Esse é um modo simples e bastante efetivo de prevenção.

Seguindo essas dicas básicas você ficará livre de pegar micose nas unhas. Se você conhece mais situações que possam ser prejudiciais para a saúde das unhas, conte para nós nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *